• IMG 5069
  • IMG 5019-Edit
  • Verim, Friande e Ajude

  • Verim, Friande e Ajude

Comunicado - COVID - 19

O Município de Póvoa de Lanhoso reuniu hoje com um número alargado de instituições ligadas às áreas da saúde, da segurança, da educação, da protecção civil e das Juntas de Freguesia. O objectivo das reuniões foi efectuar um ponto de situação sobre a evolução do coronavírus COVID-19, no Concelho da Póvoa de Lanhoso. Nesta oportunidade foi possível aferir do trabalho que todas as entidades estão a desenvolver no concelho na esfera das suas competências. Em face das diligências desenvolvidas ao longo das últimas horas, bem como da avaliação efectuada pelo executivo municipal, comunicamos à população o seguinte:

1. A situação epidemiológica que afecta o território nacional carece de uma postura de serenidade, mas com elevado sentido de responsabilidade, acarretando, por isso mesmo, prudência.

2. Cumprindo com rigor as recomendações decretadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), o Município elaborou atempadamente o seu Plano de Contingência, sendo o mesmo monitorizado diariamente;

3. O Município da Póvoa de Lanhoso decidiu decretar de imediato medidas preventivas para evitar a transmissão/contracção do COVID-19 na comunidade. Neste sentido, por período indefinido, os Equipamentos Municipais estarão encerrados ao público de imediato, designadamente: Piscinas Municipais Cobertas, Pavilhões e Espaços Desportivos, Biblioteca Municipal, Centro Interpretativo Maria da Fonte, Theatro Club, Centro Interpretativo do Carvalho de Calvos, Espaço Jovem, Centros de Convívio, Espaço do Idoso, Castelo de Lanhoso, Posto de Turismo, Banco de Voluntariado.

4. Cancelamento da Feira Semanal do dia 12 e 19 de Março.

5. Cancelamento de todos os eventos organizados e/ou apoiados pelo Município até 31 de Março. Perante a evolução da situação epidémica e em alinhamento com as orientações da DGS relativamente aos eventos de massas, o executivo decidiu não realizar o programa previsto no âmbito das Festas de São José.

6. Mantêm-se em pleno funcionamento os serviços municipais não obstante as limitações identificadas no ponto 3 do presente comunicado. Os serviços que permanecerão abertos devem ser procurados pelos Munícipes somente em situações urgentes, devendo-se privilegiar o contacto via telefone (253639700) ou correio electrónico (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.);

7. Aconselhamos todos os Munícipes a seguirem rigorosamente as recomendações decretadas pela Direção-Geral da Saúde, designadamente; - Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos. Deve lavá-las sempre que se assuar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes ou em alternativa utilizar toalhetes com solução alcoólica, que tenha pelo menos 70% de álcool. - Evitar mexer nos olhos, no nariz e na boca. - Adoptar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com a parte interna do braço), usar lenços de papel descartáveis, uma única vez e coloca-los de imediato no lixo, evitar contacto próximo com pessoas com infecção respiratória. - Em caso de sintomas de febre, tosse, dor de garganta, dores musculares, dor no peito, dores articulares ou diarreia, deverão, de imediato, contactar a linha SNS 24 - 808 24 24 24; - Devem ser evitadas deslocações desnecessárias e participação em reuniões com elevado número de pessoas.

8. O Município da Póvoa de Lanhoso continuará em permanente contacto e colaboração com as autoridades, nomeadamente o Delegado de Saúde, a Direção-Geral da Saúde, ACES e Ministério da Educação, e informará das eventuais alterações/revisões ou medidas complementares que venham a ser adotadas em função da evolução da situação;

9. Atendendo à situação anormal de eventual surto epidémico, apelamos para que todos os Munícipes adotem um comportamento sereno, responsável e solidário.

10. O teor do presente comunicado será reavaliado sempre que se justifique.

10 de março de 2020