Desinfeção de espaços públicos já começou

Na sequência do agudizar da situação epidemiológica da COVID-19, a Junta de Freguesia de Verim, Friande e Ajude informa, que os espaços e equipamentos públicos começaram, a partir da madrugada de hoje, dia 21 de março, a ser desinfetados, uma ação preventiva de higienização aplicando uma solução à base de lixivia.

Enquanto as intervenções decorrerem deve ser evitada a aproximação ao local, devendo ser prestada especial atenção aos animais domésticos.

Os cidadãos devem ter em conta, no entanto, que estas ações não dispensam a adoção dos cuidados que são recomendados pela Direção Geral de Saúde, nomeadamente, evitando ou reduzindo ao máximo as suas deslocações.

Quem tem que sair de casa deve respeitar escrupulosamente a etiqueta respiratória (tossir para antebraço ou lenço descartável) e a manutenção de distanciamento social, entre outras recomendações que podem ser consultadas no site www.dgs.pt.

IMG 20200321 WA0002

Isolamento obrigatório

iso

A autarquia insiste em informar todos aqueles que regressarem ao nosso concelho que têm de cumprir o isolamento obrigatório. Esta medida, da autoridade regional de saúde, pretende apenas e só proteger todos os Povoenses. Os que cá estão e os que querem regressar. Durante as próximas horas, a autarquia estará no terreno com as entidades de saúde e com a GNR a informar e a orientar estes nossos concidadãos. Relembramos que todos os cidadãos que regressem do estrangeiro têm de permanecer obrigatoriamente em isolamento pelo período de 14 dias a contar do dia de chegada. Ajude-nos a divulgar esta mensagem que é determinante nesta fase da pandemia.

 

Informação - COVID-19

COMUNICADO - COVID-19

A Junta de Freguesia da União das Freguesias de Verim, Friande e Ajude reuniu para efetuar um ponto de
situação sobre a evolução do coronavírus COVID-19. Nesta oportunidade foi possível aferir do trabalho que
todas as entidades estão a desenvolver no concelho na esfera das suas competências.
Em face das diligências desenvolvidas ao longo das últimas horas, bem como da avaliação efetuada pelo
executivo, comunicamos o seguinte:
1. A situação epidemiológica que afecta o território nacional carece de uma postura de serenidade, mas com
elevado sentido de responsabilidade, acarretando, por isso mesmo, prudência.
2. Cumprindo com rigor as recomendações decretadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), a Junta de
Freguesia elaborou atempadamente o seu Plano de Contingência, que se encontra disponível em
http://www.verim-friande-ajude.pt/, sendo o mesmo monitorizado diariamente;
3. A Junta de Freguesia decidiu decretar de imediato medidas preventivas para evitar a transmissão/contração
do COVID-19 na comunidade. Neste sentido, por período indefinido, os Equipamentos públicos estarão
encerrados ao público de imediato, designadamente: parques infantis, parques geriátricos e Centro de
Convívio. Nos cemitérios, restringimos o acompanhamento dos funerais à família.

COVID-19 - Informacao importante - populacao idosa

Atendendo à situacao excecional imposta pela aplicacao nacional de medidas de contencao para minimizar a propagacao do virus COVID-19 que preve o isolamento social como principal medida, a Camara Municipal da Povoa de Lanhoso, com o apoio da GNR, disponibiliza à populacao Sénior do Concelho um servico de proximidade destinado a todos os idosos, sobretudo aqueles que nao tem apoio familiar. Assim, este servico destina-se a colaborar na compra de bens essenciais, bens alimentares e medicamentos à populacao idosa que assim o solicite, bem como a ajuda noutras situacoes consideradas urgentes e inadiaveis. 
Os servicos municipais estao disponiveis através dos seguintes contactos: 925652729, 964006582, 962077491

Comunicado - COVID - 19

O Município de Póvoa de Lanhoso reuniu hoje com um número alargado de instituições ligadas às áreas da saúde, da segurança, da educação, da protecção civil e das Juntas de Freguesia. O objectivo das reuniões foi efectuar um ponto de situação sobre a evolução do coronavírus COVID-19, no Concelho da Póvoa de Lanhoso. Nesta oportunidade foi possível aferir do trabalho que todas as entidades estão a desenvolver no concelho na esfera das suas competências. Em face das diligências desenvolvidas ao longo das últimas horas, bem como da avaliação efectuada pelo executivo municipal, comunicamos à população o seguinte:

1. A situação epidemiológica que afecta o território nacional carece de uma postura de serenidade, mas com elevado sentido de responsabilidade, acarretando, por isso mesmo, prudência.

2. Cumprindo com rigor as recomendações decretadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), o Município elaborou atempadamente o seu Plano de Contingência, sendo o mesmo monitorizado diariamente;

3. O Município da Póvoa de Lanhoso decidiu decretar de imediato medidas preventivas para evitar a transmissão/contracção do COVID-19 na comunidade. Neste sentido, por período indefinido, os Equipamentos Municipais estarão encerrados ao público de imediato, designadamente: Piscinas Municipais Cobertas, Pavilhões e Espaços Desportivos, Biblioteca Municipal, Centro Interpretativo Maria da Fonte, Theatro Club, Centro Interpretativo do Carvalho de Calvos, Espaço Jovem, Centros de Convívio, Espaço do Idoso, Castelo de Lanhoso, Posto de Turismo, Banco de Voluntariado.