• IMG 5069
  • IMG 5019-Edit
  • junta4
  • junta4
  • junta1
  • Verim, Friande e Ajude

  • Verim, Friande e Ajude

praia fluvial de Verim ganha melhores condições

IMG 20220613 WA0000

Duas distinções num só ano. Praia com 'qualidade de ouro' e 'acessível a todos'. Assim é a Praia Fluvial de Verim que recebeu recentemente obras de requalificação, num momento que reuniu a Câmara Municipal e a União de Freguesias de Verim, Friande e Ajude. Numa tarde de muito calor, a praia fluvial estava repleta de pessoas. A beleza do espaço, a qualidade e a tranquilidade das suas águas fazem deste um lugar apetecível e muito procurado.

O Projeto de Valorização da Estrutura de Apoio à Praia Fluvial de Verim, apoiado por fundos comunitários, integrou de entre outros melhoramentos, a proteção e valorização dos recursos naturais existentes no local, bem como o melhoramento das condições para acolhimento de pessoas, com a intervenção no parque de estacionamento, a criação de um parque infantil, a colocação de um passadiço em deck com acesso à praia, que a torna acessível a todos, e a requalificação dos balneários. A recuperação paisagística do local foi também promovida, com a retirada de espécies invasoras e a sua substituição por outras espécies. A intervenção abrangeu uma área de 11.500 m2.

A Praia Fluvial de Verim recebeu, pelo oitavo ano consecutivo, o Galardão Qualidade de Ouro, atribuído pela Quercus. Depois de uma vistoria efetuada pela Agência Portuguesa de Ambiente, a praia fluvial foi contemplada, a 9 de junho, com a bandeira de 'Praia Acessível – Praia Para Todos'.

Na sua intervenção, José Manuel Silva, presidente da União de Freguesias de Verim, Friande e Ajude, relembrou a aquisição do terreno, em 1998, pelo executivo de João Tinoco de Faria. Os agradecimentos estenderam-se também a todos quantos passaram ao longo destes anos pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia, nomeadamente Avelino Silva, que presidia à Câmara Municipal, tendo sido responsável pela elaboração da candidatura que permitiu intervir no espaço, com as obras a iniciarem em abril de 2021.

“Este espaço é um espaço que há muitos anos serve a comunidade e com ao passar dos anos foi servindo cada vez mais pessoas da Póvoa de Lanhoso e de fora da Póvoa de Lanhoso. Todos juntos, concretizamos um projeto que é um projeto que está ao serviço da região do Minho”, referiu o presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, dando nota do propósito de ali instalar um equipamento que atraía ainda mais pessoas ao local.

IMG 20220613 WA0001

IMG 20220613 WA0002

IMG 20220613 WA0003