PRAIA FLUVIAL DE VERIM - ÉPOCA BALNEAR DE 10 DE JUNHO A 11 DE SETEMBRO DE 2022

IMG 20220609 WA0001

O serviço de segurança aos banhistas é assegurado diariamente, de 10 de Junho a 11 de Setembro de 2022, das 10:00 até às 19:00 horas, por dois nadadores salvadores.

Antes de ir à praia pode consultar a sua app Infopraia para avaliar as condições que vai encontrar na praia. Conheça a qualidade da água e a sua temperatura, os níveis de ocupação e os equipamentos disponíveis.

No Painel informativo do SNIAmb pode consultar, a título informativo, o estado de ocupação das praias a nível nacional, bem como os perfis de praia, a capacidade de ocupação máxima e informação sobre a qualidade da água.

A mesma informação pode ser consultada na versão web através do link  http://infopraia.apambiente.pt 

A segurança depende em primeiro lugar de cada um dos banhistas que deverá observar a informação e sinalética existente nas praias. Deve seguir sempre as instruções dos nadadores salvadores e frequentar os locais com controlo da qualidade da água.

Para mais informação sobre águas balneares, nomeadamente os resultados das análises relativos às campanhas da época balnear 2022, consulte a página do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos – SNIRH.

praia fluvial de Verim ganha melhores condições

IMG 20220613 WA0000

Duas distinções num só ano. Praia com 'qualidade de ouro' e 'acessível a todos'. Assim é a Praia Fluvial de Verim que recebeu recentemente obras de requalificação, num momento que reuniu a Câmara Municipal e a União de Freguesias de Verim, Friande e Ajude. Numa tarde de muito calor, a praia fluvial estava repleta de pessoas. A beleza do espaço, a qualidade e a tranquilidade das suas águas fazem deste um lugar apetecível e muito procurado.

O Projeto de Valorização da Estrutura de Apoio à Praia Fluvial de Verim, apoiado por fundos comunitários, integrou de entre outros melhoramentos, a proteção e valorização dos recursos naturais existentes no local, bem como o melhoramento das condições para acolhimento de pessoas, com a intervenção no parque de estacionamento, a criação de um parque infantil, a colocação de um passadiço em deck com acesso à praia, que a torna acessível a todos, e a requalificação dos balneários. A recuperação paisagística do local foi também promovida, com a retirada de espécies invasoras e a sua substituição por outras espécies. A intervenção abrangeu uma área de 11.500 m2.

A Praia Fluvial de Verim recebeu, pelo oitavo ano consecutivo, o Galardão Qualidade de Ouro, atribuído pela Quercus. Depois de uma vistoria efetuada pela Agência Portuguesa de Ambiente, a praia fluvial foi contemplada, a 9 de junho, com a bandeira de 'Praia Acessível – Praia Para Todos'.

Na sua intervenção, José Manuel Silva, presidente da União de Freguesias de Verim, Friande e Ajude, relembrou a aquisição do terreno, em 1998, pelo executivo de João Tinoco de Faria. Os agradecimentos estenderam-se também a todos quantos passaram ao longo destes anos pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia, nomeadamente Avelino Silva, que presidia à Câmara Municipal, tendo sido responsável pela elaboração da candidatura que permitiu intervir no espaço, com as obras a iniciarem em abril de 2021.

“Este espaço é um espaço que há muitos anos serve a comunidade e com ao passar dos anos foi servindo cada vez mais pessoas da Póvoa de Lanhoso e de fora da Póvoa de Lanhoso. Todos juntos, concretizamos um projeto que é um projeto que está ao serviço da região do Minho”, referiu o presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, dando nota do propósito de ali instalar um equipamento que atraía ainda mais pessoas ao local.

Galardão Qualidade de Ouro 2022 - praia acessível

IMG 20220609 WA0002

A PRAIA FLUVIAL DE VERIM, e pelo oitavo ano consecutivo, é distinguida com o Galardão Qualidade de Ouro 2022, esta avaliação baseia-se na informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

De acordo com os critérios definidos em 2022, para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, a água balnear tem de respeitar: qualidade da água excelente nas últimas cinco épocas balneares.

A Praia Fluvial de Verim da União de Freguesias de Verim, Friande e Ajude, foi ainda,  depois de uma vistoria efetuada pela Agência Portuguesa do Ambiente, no passado dia 09 de Junho 2022 contemplada, com a bandeira de “Praia Acessível – Praia para Todos”, que distingue zonas fluviais que cumpram os requisitos necessários em termos de acessibilidade e mobilidade condicionada.

Ter uma Praia FLUVIAL para TODOS e ver esse mérito reconhecido com a bandeira é motivo que a todos os povoenses deve orgulhar.