Caminhar e descobrir
Caminhar e Descobrir … Verim, Friande e Ajude
Ciclo 'Caminhar e Descobrir' de visita ao concelho de Póvoa de Lanhoso
Depois de Braga, Amares e Barcelos, Guimarães e Vila Verde é agora a vez do concelho da Póvoa de Lanhoso receber, no próximo dia 11 de Outubro, o ciclo “Caminhar e Descobrir”. Uma iniciativa da Associação A Nossa Terra, que pretende divulgar o que de melhor existe e se faz na Região, através da realização de um percurso pedestre por mês, numa freguesia Minhota.
Esta visita à União de Freguesias de Verim, Friande e Ajude, vai proporcionar bons momentos de relaxamento junto da natureza e irá revelar os seus aspetos mais resguardados e mais ricos no plano paisagístico e arquitetónico.
Tem como ponto de partida a Praia Fluvial de Verim. Esta praia inserida nas margens do rio Cávado foi, recentemente, contemplada com a bandeira “Praia Acessível – Praia para Todos” que distingue zonas balneares, marítimas e fluviais, que cumpram os requisitos necessários em termos de acessibilidade e mobilidade condicionada, naquela que é a única praia fluvial do concelho. Constitui uma das muitas atrações turísticas do concelho da Póvoa de Lanhoso, proporcionando boas condições de sanidade, serenidade e segurança a quem a procura.
Neste agradável passeio, é ponto de paragem obrigatória, uma visita à praia de Ajude, que constitui mais uma potencialidade local, oferecendo ao visitante, ora, o conhecimento da natureza agreste ora, o contacto com o ambiente calmo e tranquilo das suas águas.
No decorrer deste trajeto, os caminhantes terão ainda a oportunidade de visitar alguns locais que ainda conservam uma memória dos seus antepassados e que são excelentes exemplos de recuperação do seu património rural e edificado, nomeadamente, a Igreja Matriz de Verim, de estilo românico (uma construção de finais do séc. XII inícios do séc XIII) e alguns moinhos, com especial destaque para o moinho da Piconha, entre outros. Locais propícios para parar, observar e escutar a tranquila vida do campo.
A participação nesta atividade é gratuita para os sócios da Associação “A Nossa Terra” e tem um custo de 2€ para não associados (inclui seguro de acidentes pessoais, certificado de participação e desdobrável informativo).
publicado em 06/10/2014